terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Viva a vida, do seu jeito...

A FAMÍLIA FELIZ
Por:Aline Marques, Mariane Dias e Camila Oliveira

Essa família de hippies, que se autodenomina “família feliz”, consegue transmitir alegria com toda simplicidade do seu estilo de vida. Agradáveis e comunicativos, os hippies trabalhavam em suas criações com prazer e satisfação.O líder da família, conhecido por Fininho, trabalha junto com sua esposa, Valquíria. Ele a conheceu há quatro anos, em meio à longa viagem iniciada oito anos antes, quando resolveu “cair no mundo”, como ele mesmo diz.



BICHO GRILINHO

“Um belo dia eu cheguei para o meu pai e disse que queria ganhar o mundo”, diz Fininho. “Queria liberdade para fazer o que tivesse vontade, de me expressar através da minha arte.” Assim o fez até conhecer sua esposa e se encantar por este mundo de magia e energia em que vive agora.A família ficou ainda mais feliz com a chegada de Yuri, hoje com dois anos. “O moleque já tem um currículo imenso”, brinca Fininho. “Foi a duas raves, forró, reggae e já conhece dois estados. No fim deste mês, Yuri irá conhecer Espírito Santo, São Paulo e Maranhão.” Além de levar suas produções para vários estados, Fininho já participou do programa do Jô Soares.

GERGILIM DOS DUENDES

Na filosofia de vida dos hippies, a prioridade é ser feliz. Eles não têm apego a coisas materiais e transformam suas dificuldades em superação.
A arte que produzem gera satisfação e prazer
pela vida, pois produzem o que gostam e fazem com amor.
Suas obras impressionam e atraem todo tipo de público.A família que viaja unida para vender suas peças possui uma casa cultural em Barra de Guaratiba, onde produzem artesanato e passam esse conhecimento adiante.


O trabalho é feito com materiais fornecidos pela própria natureza, dando um toque ainda mais especial às obras. “O mar me dá as conchas”, enumera Fininho. “A floresta se encarrega pelas sementes, pela madeira e pelas penas.” Algumas sementes são raras,
como a de gergelim.
“Eu só encontro em Visconde de Mauá,

onde vejo duendes e fadas andando pelas ruas da cidade.”
Mas além de precisar andar seis quilômetros em meio
a esses seres mágico, Fininho tem que cavar com a mão.
“Quando a semente cai da árvore, ela se enterra no solo.” Por ser especial, a os moradores da região farão uma festa em homenagem à semente de gergelim.A maneira como a família aborda seus clientes faz com que a compra seja irresistível. A forma alegre, sutil e atenciosa como tratam as pessoas os tornam ainda mais encantadores. Os hippies transmitem uma energia muito positiva e ao mesmo tempo relaxante.



O RAP DO AIPIM


Quando chegamos, aos poucos fomos descobrindo que
Darlan também era talentoso. O menino cantou alguns
raps que compôs, incluindo a música apresentada no programa ‘Domingão do Faustão’, exibido pela raça de Tinguá,
encontramos um menino
chamado Darlan Cardoso, 13 anos, morador da região.
Ele estava sentado junto ao casal de hippies, aprendendo algumas técnicas de artesanato. Rede Globo. A letra dessa música fala sobre educação. Darlan também canta seus funks na Rádio Mix do Tinguá, rádio comunitária do bairro.



Antes de se mudar para Tinguá, Darlan morava no bairro Pantanal, em Duque de Caxias. “Não estudei até os dez anos, pois morava numa localidade muito violenta”, conta o rapper. “Por uma questão de segurança, minha mãe resolveu não me matricular na escola.” Há três anos, ele estuda numa escola pública do bairro, Escola Municipal Barão de Tinguá. Darlan tem mais dois irmãos, Tarcísio, 15 anos e Cibele Cardoso, quatro.





Percebemos que sua situação financeira não é muito estável, pois quando fomos até sua casa, sua mãe estava descendo a rua com a filha e um monte de garrafas pet para encher em uma biquinha, como é chamada uma pequena rocha que jorra água potável. A família de Darlan utiliza essa água para tudo, inclusive para se banhar. Apesar da situação difícil, Darlan aparenta ser mais que uma criança talentosa.A experiência de ir à festa do Aipim é gratificante, pois além das atrações, podem-se conhecer pessoas e histórias de vida impressionantes. Esse contato estimula a busca dos nossos sonhos sem nunca desistirmos.

Um comentário:

Anônimo disse...

nossa!!!
bela matéria, pessoas como estas nos ensinam que a vida é bem mais simples do que parece, parabéns, vocês possuem uma excelente visão quanto as suas matérias, expondo aquilo que realmente atrai e influência de uma forma positiva.

Quem sou eu

Minha foto
Louca,estranha,divertida,sonsa,cinica,competente,trabalhadora,fotógrafa,mil e uma utilidades,ignorante, amo dançar, pular, conversar, sair, me divertir, assistir filme, comer pipoca, brigadeiro, beber muuuuita coca-cola,andar na rua, amo verde, seja a cor, a natureza ou o sapo, eu amo,sou uma doida varrida, sequelada,amiga, com um coração imenso e por causa disso só me ferro, mas tudo bem, sou louca,louca,louca também e loucaaaaa!!

SEJAM BEM VINDOS AO MEU MUNDINHO

Esse é um pouco do meu mundo, dos meus sentimentos, das minhas maluquices.

entrem e sintam-se à vontade´para comentarem o que acham.

beijos para todos!!!!

Os bons

  • A luta pela esperança
  • Cinzas da guerra
  • Homens de honra
  • O pianista
  • Pearl Harbor- filmaço
  • ultima parada 174